Agência Panafricana de Notícias

China compromete-se a financiar projectos chaves na África Oriental

Nairobi- Quénia (PANA) -- A China comprometeu-se a pôr à disposição dos países da África Oriental fundos para financiar projectos de infraestruturas chaves para a região, declarou quinta-feira em Nairobi o Presidente queniano, Mwai Kibaki.
Destes projectos consta o financiamento de um segundo porto no Quénia e duma linha de caminho-de-ferro que liga o Quénia ao Uganda, indicou Kibaki no termo da um encontro com o ministro chinês dos Negócios Estrangeiros, Yang Jiechi.
"O Quénia aprecia o valor da ajuda ao desenvolvimento que a China lhe dá.
Esta ajuda foi mais do que importante em termos de finanças com um impacto considerável sobre o desenvolvimento socioeconómico do Quénia", disse.
O Presidente Kibaki sublinhou a importância do futuro porto de Lamu e do caminho-de-ferro que vai ligar o Quénia, a Etiópia e o Sul-Sudão.
O Presidente Kibaki e o ministro chinês reuniram-se à porta fechada sobre as vias e meios de reforçar os laços de cooperação entre os dois países.
Por sua vez, Jiechi anunciou que o seu país pôs à disposição do Quénia uma subvenção de 540 milhões de Kenya Shillings (moeda local): um dólar equivale a cerca de 75 Kshs) para apoiar diferentes projectos deste país.