Agência Panafricana de Notícias

China apoia luta contra covid-19 no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – O Congo e a China assinaram, no fim de semana, em Brazzaville, o ato de entrega-receção de uma doação de equipamentos no quadro da prevenção e controlo da pandemia do novo coronavírus (covid), no valor de dois milhões de yuans chineses (cerca de 200 milhões de francos CFA), anunciou segunda-feira a rádio pública.

O documento foi assinado pelo ministro congolês da Defesa Nacional, Charles Richard Mondjo, e pelo embaixador da China no Congo, Ma Fulin.

A doação de quase três toneladas inclui máscaras médicas de diferentes tipos, óculos e ecrãs de proteção médica, roupas impermeáveis ​​de isolamento, botas médicas, luvas, bombas de infusão, pulverizadores de desinfeção, termómetros infravermelhos e auscultadores para medição de temperatura por imageologia térmica.

Para o ministro Charles Richard Mondjo, esta doação constitui a revitalização deste setor, nos serviços de saúde das Forças Armadas Congolesas (FAC).

"Esta assistência técnica é a afirmação da cooperação militar entre o Ministério da Defesa da República Popular da China e o Ministério da República do Congo", declarou, por seu turno, o diplomata chinês.

-0- PANA MB/IS/MAR/IZ 08junho2020