China alarga alívío de divida ao Botswana
Gaborone, Botswana (PANA) - O Botswana e a China assinaram, quinta-feira, um protocolo sobre a isenção do pagamento dum empréstimo sem juros, soube PANA de fonte oficial.
Segundo a secretária permanente do Botswana junto do Ministro das Finanças e Desenvolvimento Económico, Grace Muzilla, o empréstimo isento de pagamento esteve pendente é de 15 milhões 570 mil 380 RMB, ou seja, cerca de dois milhões 350 mil dólares americanos.
"Este alívio foi alargado para apoiar o combate do Governo do Botswana à pandemia da covid-19, o desenvolvimento económico e, igualmente, a redução do fardo da dívida”, indicou Muzila.
De acordo com o funcionário, a operação permitirá ao Botswana lançar projetos prioritários de desenvolvimento, como descritos no Plano Nacional de Desenvolvimento 11 e no Plano de Relançamento e Transformação Económica atualmente em revisão.
Por sua vez, o embaixador chinês no Botswana, Zhao Yanbo, sublinhou que, face à pandemia da covid-19, os dois países se apoiam mutuamente através da solidariedade e da cooperação, o que, a seu ver, demonstra, de forma clara, a fraternidade entre os dois países.
Afirmou igualmente que este alívio de dívida reflete os esforços da China relativamente ao fardo da dívida do Botswana, a fim de que ela contribua para o desenvolvimento económico do país.
Os dois países reafirmaram o seu compromisso de trabalharem juntos para o seu benefício mútuo.
-0- PANA DRW/AR/AKA/IS/FK/DD 9out2020