China acolhe Mundial de clubes em 2021 com 3 equipas africanas
Doha, Qatar (PANA) – A próxima edição do Mundial de clubes de futebol prevista para 2021, na China, vai ser disputada por 24 equipas, incluindo três africanas, contrariamente ao que tem sido habitual nos últimos anos, confirmou, em Doha, o presidente da Federação Internacional da modalidade (FIFA), Gianni Infantino.
Segundo Infantino, a decisão foi tomada pelo Conselho de Adminsitração da instância superior do futebol mundial, em Shangai, na China.
Assim, a 16ª edição desta prova, que encerrou sábado, em Doha, no Qatar, com a vitória do Liverpool da Inglaterra sobre o Flamengo do Brasil, foi a última na atual configuração que agrupa os campeões das seis Confederações da FIFA mais o do país anfitrião.
Na final da 16ª edição, o campeão da Europa, Liverpool, derrotou o Flamengo do Brasil, pela América do Sul, por 1-0, depois de prolongamentos.
A competição vai disputar-se doravante todos os quatro anos, nos meses de junho-julho, substituindo a Taça das Confederações, com oito lugares para a Europa, seis para a América do Sul, três para a Ásia, três para a América Central, três para África e um lugar para a Oceânia.
Segundo o responsável máximo da FIFA, a nova configuração poderá gerar 50 biliões de dólares americanos.
Desde o início da comercialização dos direitos do torneio, a FIFA já recebeu nove ofertas mais interessantes do que previsto, indicou Gianni Infantino à imprensa.
-0- PANA JSG/SOC/MAR/IZ 23dez2019