Agência Panafricana de Notícias

Cheias matam 16 pessoas no Norte da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – Dezesseis pessoas morreram em graves cheias surgidas domingo à noite em Gangare e noutras comunidades do concelho de Jos-Norte, no Estado do Planalto (Norte), na sequência de transbordo do rio Rikkos que transbordou por causa de chuvas incessantes, anunciam os médias locais.

"Recuperamos até agora 16 corpos, mas muitos outros desapareceram", disse Alhaji Faruk Umar, porta-voz da seção local de Jama'atu Nasril Islam (JNI), segunda-feira à imprensa em Jos.

"Já enterramos 14 corpos, e dois outros acabam de ser descobertos. Mas estamos a buscar ainda outras vítimas pois muitas pessoas estão ausentes", disse.

Segundo Alhaji Umar, mais de 200 casas foram arrastadas pelas cheias e as comunidades mais afetadas são Gangare e Ungwan-Rogo.

Ele pôs em causa o bloqueio das condutas de evacuação de água para estas inundações.

Um oficial da Agência Nacional de Gestão das Situações de Emergência (NEMA), Kazeem Olanrewaju, disse á imprensa que a sua instituição evacuou pessoas deslocadas de Dilimi, Ungwan-Rogo e Gangare para uma escola vizinha.

Estas intempéries aconteceram duas semanas após uma crise étnico-religiosa que fez mais de 100 mortos neste Estado, indica-se.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/CJB/DD 23jul2012