Agência Panafricana de Notícias

Cheias fazem quatro mortos em Dar es Salaam

Dar es Salaam, Tanzânia (PANA) – As cheias provocadas pelas fortes chuvas que caíram terça-feira na capital económica tanzaniana, Dar es Salaam, fizeram quatro mortos.

A Agência Meteorológica Tanzaniana (TMA) pediu aos habitantes das regiões costeiras do país que se preparassem para outras chuvas torrenciais e inundações.

As chuvas causaram igualmente importantes destruições de bens nos bairros desfavorecidos da cidade e tornaram as estradas intransitáveis em diversos bairros, provocando congestionamentos enormes durante todo o dia.

Segundo a diretora-geral da TMA, Agnes Kijazi, estas chuvas que continuaram a cair na cintura costeira quarta-feira são devidas ao aumento da pressão sobre o Oceano Índico.

As chuvas começaram por um vento muito forte e trovões que danificaram alguns transformadores de eletricidade, mergulhando alguns bairros da cidade na escuridão.

"A situação deverá durar pelo menos dois dias", disse Kijazi.

A Polícia e as forças de defesa populares tanzanianas uniram os seus esforços, utilizando helicópteros para levar a cabo operações de busca e de socorros em Dar es Salaam e nos seus arredores.

As autoridades governamentais acusaram as vítimas dos bairros situados abaixo do nível do mar de não terem obedecido aos apelos para se deslocarem para os bairros mais altos.

"Anunciamos várias vezes que as pessoas não devem construir casas ou instalar-se naquelas zonas, mas a maioria ignorou esta diretiva e eis o resultado", lamentou o comissário regional de Dar es Salaam, Mecky Sadick.

O mês de dezembro faz parte normalmente da estação seca que dura até março, quando se inicia a estação das chuvas.

-0- PANA AR/SEG/FJG/JSG/CJB/IZ 21dez2011