Agência Panafricana de Notícias

Chefes militares nigerianos avaliam operações contra Boko Haram no norte da Nigéria

Abuja, Nigéria (PANA) - O chefe de Estado-Maior da Defesa da Nigéria, o general Abayomi Gabriel Olonisakin, reuniu-se com chefes de serviços e o diretor-geral dos Serviços de Departamento de Estado, quinta e sexta-feira em Maiduguri, no nordeste do país para avaliar as operações em curso no nordeste do país, em particular a de resgate de raparigas de Dapchi.

Segundo um comunicado do diretor de Informação de Defesa, o brigadeiro John Agim, "durante o balanço, o modelo de gestão de informações sobre todas as operações militares foi revisado".

Lamentou que estratégias para estas operações militares estivessem no alcence da imprensa, o que, a seu ver, deu aos insurgentes e terroristas a oportunidade de contornar os planos.

Foi recomendado que, doravante, grupos de informação militar só vão comunicar sucessos e não estratégias, indica o comunicado.

"O Chefe do Estado-Maior da Defesa solicita a cooperação das média e o apoio de todas as partes envolvidas bem como membros do grande público para esforços em curso. No entanto, é muito importante estarmos cientes da especulações suscetíveis de comprometer os esforços em curso e colocar a vida das meninas ou qualquer outra pessoa em risco", de acordo com a nota.

Mesmo se os militares querem informações úteis para facilitar as suas ações, pescadores e agricultores não foram designados para esta assistência, mas todas as pessoas bem-intencionadas e o público são convidados a fornecer informações úteis, lê-se no comunicado.

-0- PANA MON/VAO/MTA/TBM/DIM/DD 03março2018