Chefes de diplomacia marroquina e líbia reúnem-se em Rabat
Rabat, Marrocos (PANA) - O ministro marroquino dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Africana e Marroquinos Residentes no Estrangeiro, Nasser Bourita, reuniu-se terça-feira em Rabat com a ministra líbia dos Negócios Estrangeiros, Najla Al Mangouch, soube a PANA de fonte oficial.
Este encontro, realizado à margem da 21.ª sessão ordinária do conselho executivo da Comunidade dos Estados do Sahel-Saharan (CEN-SAD), incidiu sobre as relações bilaterais e os últimos desenvolvimentos da situação política na Líbia.
"O apoio do Reino de Marrocos para a transição democrática e pacífica na Líbia foi reafirmado nesta ocasião", disse Al Mangouch numa declaração à imprensa depois das negociações.
Relativamente às eleições na Líbia, a governante salientou que o processo relativo a estes evenementos está em curso, uma vez que a missão de apoio das Nações Unidas na Líbia está a envidar esforços para estabelecer uma base constitucional como ponto de partida eleitoral.
Realçando a importância do acordo de Skhirat assinado em Marrocos, neste processo, El Mangouch observou que as eleições estão marcadas para antes do final deste ano de 2022 e que "todas as partes estão a trabalhar juntas para organizarem eleições transparentes."
Bourita também conversou com o ministro dos Negócios Estrangeiros do Tchad, Integração Africana e Tchadianos no Exterior, Cherif Mahamat Zene, cumulativamente presidente do Conselho Executivo da CEN-SAD.
A 21.ª sessão ordinária do Conselho Executivo do CEN-SAD, que se realiza na sequência da decisão da Cimeira Extraordinária realizada a 13 de abril de 2019 em N'Djamena, no Tchad, conta com a presença dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos Estados Membros com vista a examinar várias questões destinadas a revitalizar este agrupamento regional.
-0- PANA AT/IN/IS/MAR/DD 30março2022