Chefes de diplomacia italiana, alemã e francesa na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Os ministros dos Negócios Estrangeiros de Itália, Luigi Di Maio, de França, Jean-Yves Le Drian, e da Alemanha, Haiko Maas, chegaram, nesta quinta-feira, ao aeroporto internacional de Maitigua, nos arredores leste de Trípoli, no quadro de uma visita destinada a reafirmar a unidade da União Europeia (UE) sobre o processo de paz líbio após a entrada em funções do Governo de Unidade Nacional líbio.
A chegada dos três ministros europeus dos Negócios Estrangeiros demonstra o recrudescimento do interesse pela Líbia por parte da Comunidade Internacional, desde que a nova Autoridade Executiva assumiu as suas funções, incluindo o Conselho Presidencial e o Governo de Unidade Nacional.
Segundo a sua agenda, os três diplomatas realizam uma conferência de imprensa conjunta, nesta quinta-feira, com o seu homólogo do Governo líbio de Unidade Nacional, Najla al-Mangouch, em Trípoli, depois de se reunirem com responsáveis líbios.
Durante a conferência de imprensa, os três ministros europeus falarão da sua visita à Líbia e das relações euro-líbias na sequência do emposse da nova Autoridade Executiva que dirige o país na fase de transição até às eleições gerais de 24 de dezembro próximo.
Luigi Di Maio efetuou uma primeira visita, há menos de uma semana, a Trípoli onde se reuniu com o presidente e os membros do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi, Abdallah al-Lafi e Moussa al-Kouni, bem como o primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 25março2021