Lomé, Togo (PANA) - Chefes de Estado são esperados nesta sexta-feira em Lomé para participar numa cimeira sobre medicamentos falsos, apurou a PANA de fontes oficiais no local.
Trata-se de Denis Sassou Nguesso do Congo-Brazzaville, Mahamadou Issoufou do Níger, Nana Akufo-Addo do Gana, Adama Barrow da Gâmbia, Yoweri Museveni do Uganda, Macky Sall do Senegal, além do seu homólogo anfitrião, Faure Essozimna Gnassingbé.
De acordo com o programa comunicado à imprensa, sábado será o ato central da cimeira com a assinatura dum Acordo-Quadro e duma Declaração Política, os discursos do Presidente da Fundação Brazzaville, Jean-Yves Ollivier e de encerramento que caberá a Faure Gnassingbé.
Nesta sexta-feira, está agendado um jantar de chefes de Estado durante o qual vários convidados ilustres, incluindo os da Organização Mundial da Saúde (OMS), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e de organizações de luta contra o tráfico de medicamentos falsificados.
A Cimeira de Lomé sobre medicamentos falsos, prevista para 17 e 18 de janeiro corrente, é organizada pela Fundação Brazzaville com o apoio da OMS, com o objetivo de criminalizar o tráfico destes produtos ilegais.
Segundo dados fornecidos à imprensa, o mercado de medicamentos falsificados ou dos de qualidade inferior representa de 10 a 15 por cento do mercado farmacêutico mundial, ou seja 200 mil milhões de dólares.
-0- PANA FAA/DIM/DD 17jan2020