Agência Panafricana de Notícias

Chefes de Estado do Magrebe reúnem-se na Tunísia

Rabat, Marrocos (PANA) – A Cimeira da União do Magrebe Árabe (UMA) vai decorrer em outubro próximo na Tunísia, anunciou o chefe do Governo marroquino, Abdelilha Benkirane.

Segundo Benkirane, citado segunda-feira pela imprensa marroquina, a conferência cimeira dos chefes de Estado deste agrupamento sub-regional será « uma oportunidade para relançar a União » cujas estruturas estã paralisadas há muito tempo devido ao diferendo entre Marrocos e a Argélia sobre o conflito do Sara Ocidental.

Rabat acusa Argel de apoiar a Frente Polisário que reivindica a independência do Sara Ocidenta, antiga colónia espanhola sob controlo de Marrocos desde 1975.

Segundo o chefe do Governo marroquino, que acaba de efetuar uma visita de trabalho em Túnis onde manteve encontros com o Presidente tunisino, Moncef Marzouki, « existe um consenso para transformar a cimeira magrebina numa base sólida para relançar a UMA ».

A UMA é uma escolha « irreversível », considerou Benkirane.

Criada em fevereiro de 1989 em Marraquexe, sul de Marrocos, este espaço regional, agrupa além de Marrocos e Tunísia, a Argélia, a Líbia e a Mauritânia.

A última cimeira magrebina remonta a 1994.

-0- PANA HBK/JSG/MAR/IZ 29maio2012