Agência Panafricana de Notícias

Chefes de Estado africanos assistem à cinquentenário do Congo

Brazzaville- Congo (PANA) -- Pelo menos oito chefes de Estado africanos e várias outras personalidades em representação de países e de instiutições continentais e internacionais estão em Brazzaville para assistir este domingo ao lado do Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, às festividades comemorativas dos 50 anos da independência do Congo.
Os Presidentes José Eduardo dos Santos de Angola, Fradique de Menezes de São Tomé e Príncipe, Joseph Kabila da República Democrática do Congo, Blaise Compaoré do Burkina Faso, Faure Gnassingbé do Togo, Paul Biya dos Camarões, Idriss Déby Itno do Tchad e Thomas Boni Yayi do Benin já estão no Congo.
A Nigéria está representada pelo seu Vice-Presidente, Namadi Sambo, a Argélia pelo seu presidente do Senado, Abdeldelkader Bensalah, a Guiné Equatorial e o Ruanda pelos seus primeiros-ministros, respetivamente, Ignacio Milan Tang e Bernard Makuza, ao passo que a África delegou o seu ministro da Defesa, o tenente-general John Henry Smith.
O presidente da 64ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o Líbio Ali Abdussalam Treki , deslocou-se igualmente à capital congolesa.
O Congo tornou-se independente de França a 15 de Agosto de 1960.
Desde então, o país teve seis Presidentes, dos quais Marien Ngouabi cobardemente assassinado em Março de 1977.
O atual Presidente, Denis Sassou Nguesso, totaliza 26 anos de poder, ou seja um pouco mais da metade dos 50 anos de independência.