Bamako, Mali (PANA) - Um líder opositor maliano, Soumaïla Cissé, morreu sexta-feira em Paris, França, do coronavírus, confirmaram a sua família e o seu partido, a União para a República e a Democracia (URD).
Cissé4 foi transferido de Niamey (Níger), onde estava para tratamento, para França, segundo a mesma fonte.
Chegou três vezes à segunda volta das eleições presidenciais no seu país, em 2002 contra Amadou Toumani, 2013 e 2018 contra Ibrahim Boubacar Keita, Soumaïla Cisse, ex-membro da Assembleia Nacional do Mali, foi sequestrado a 25 de março último, quando fazia campanha para as eleições legislativas na região de Timbuktu (noroeste).
Depois de seis meses sob a custódia de jihadistas, ele foi libertado em outubro último, juntamente com uma humanista francesa Sophie Petronin e dois Italianos, a troco de 200 jihadistas a pedido de seus grupos armados.
Líder da oposição do Mali, antes da queda do regime de Ibrahim Boubacar Keita a 18 de agosto último, Soumaila Cissé ocupou o cargo de presidente da Comissão da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA), de 2002 a 2012
Ele foi anunciado por muitos dos seus compatriotas como o principal favorito nas próximas eleições presidenciais no Mali, marcadas para o início de 2022.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 25dez2020