Chefe de fação de Boko Haram eliminado no Níger
Niamey, Niger (PANA) - Um líder duma fação de Boko Haram, Ibrahim Bakoura, e vários dos seus companheiros foram eliminados quinta-feira última graças a uma operação lançada nas ilhas nigerinas do Lago Tchad, de acordo com um comunicado do ministério nigerino da Defesa.
De acordo com o comunicado, elementos das Forças Armadas Nigerinas destacados na região de Diffa (extremo-leste do Níger), conduziram uma operação nestas ilhas nigerianas, de 10 a 16 de março de 2020, com o objetivo de dominar elementos terroristas entrincheirados nestes lugares e impedi-los de coordenar qualquer ação armada.
"Esta operação, concebida e planejada por elementos dos Exércitos nigerino e nigeriano, e apoiada por um parceiro estratégico, permitiu eliminar Ibrahim Bakoura, um dos líderes da fação de Boko Haram e vários de seus companheiros", diz a nota.
Ibrahim Bakoura, figura proeminente do Estado Islâmico na África Ocidental, estava implicado em vários ataques horríveis contra civis e elementos das Forças de Defesa e Segurança, bem como em raptos contra resgates.
O ministro da Defesa nacional, em nome do Presidente da República, o chefe supremo das Forças Armadas, e em nome do Governo, "reafirma o seu compromisso inabalável de incapacitar os terroristas de todo tipo que se infiltrarem no nosso território para cometerem crimes."
Felicitou e encorajou as Forças de Defesa e Segurança por este "grande sucesso" e exortou-lhes a redobrarem de vigilância até "à aniquilação total de todas as forças do mal."
-0- PANA SA/DIM/DD 20março2020