Chefe de diplomacia sul-sudanês no Porto-Sudão
Porto-Sudão, Sudão (PANA) – O ministro sul-africano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mande Semaiha, encontra-sem desde sábado último, no Porto-Sudão, a capitale administrativa do mesmo país, para encontros com autoridades locais sobre as relações bilaterais muito tensas.
Segundo a Agência de Notícias Sudanesa (SUNA), o chefe da diplomacia sul-sudanesa foi recebido sábado último pelo seu homólogo sudanês, Muhyiddin Salim.
Segundo a Agência de Notícias Sudanesa (SUNA), o chefe da diplomacia sul-sudanesa foi recebido sábado último pelo seu homólogo sudanês, Muhyiddin Salim.
Esta visita, a primeira desde a sua nomeação em abril último, acontece num contexte muito tenso entre os dois países.
Porém, ambos acusam-se trviprocamente de apoiarem rebeldes, desmentindo no entanto as mesmas acusações.
O Sudão afirmou que cidadãos sul-sudaneses estão atualmente a ser recrutados pelas Forças de Apoio Rápido (FSR, sigla em inglês). rebeldes sudaneses, baseados em Darfur (oeste) e que combatem as Forças Armadas Sudaneses, desde abril de 2023.
Afirmou igualmente que este rebeldes utilizam o Sudão do Sul para introduzirem clandestinamente suas armas .
Também disse que seus combatentes feridos recebem cuidados médicos no Sudão do Sul.
Por sua vez, o Sudão do Sul denuncia o apoio do seu vizinho do norte aos insurreitos.
Também indicou que o Sudão do norte sempre foi um aliado do primeiro Vice-Presidente sul-sudanês, Rieck Machar (rebelde), e do seu círculo de influência étnica, designado Nuer, mas este último sempre negou estas acusações.
Ora, os dois países formavam outrora uma só nação até 2011, ano em que o Sudão do Sul se separou do Sudão (norte), no final de um referendo realizado pelas populações do então sul do país.
-0- PANA MO/MA/NFB/JSG/SOC/DD 06out2025