Agência Panafricana de Notícias

Chefe de diplomacia maurícia otimista quanto è resolução de crise em Madagáscar

Antananarivo, Madagáscar (PANA) - O medianeiro da Comissão do Oceano Índico (COI) na crise malgaxe, Arvin Boolell, declarou-se nesta segunda-feira em Antananarivo "muito otimista" quanto à resolução do conflito político em Madagáscar.

Numa entrevista à PANA, o também ministro mauricio dos Negócios Estrangeiros considerou que "hoje, o roteiro é incontornável no processo de saida de crise para Madagáscar pois está claro que ninguém põe em causa este documento".

Ele frisou que a classe política não tem o direito de manter o povo como refém.

"É preciso dar sorte ao povo malgaxe para reivindicar os seus direitos através de eleições livres e transparentes", prosseguiu o chefe da diplomacia maurícia.

Ele disse que, na atual fase da crise malgaxe, a oração do povo malgaxe é realizar eleições num prazo respeitado, o que, a seu ver, não pode ser possível sem a adoção do roteiro.

"Daremos apoios muito fortes à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). As ilhas Maurícias, enquanto membro da SADC, da União Africana (UA) e da Comissão do Oceano Índico, estarão lá para apoiar a aplicação do roteiro", garantiu o medianeiro da COI.

-0- PANA IT/TBM/DD 16maio201