Chefe de diplomacia francesa em Abuja
Paris, França (PANA) - O ministro francês da Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, encontra-se desde quarta-feira em Abuja, para uma visita oficial à Nigéria, souba a PANA de fonte oficial no local.
Durante a sua estada, o diplomata francês assistirá à celebração do Dia da Democracia, a convite do Presidente nigeriano, Muhammadu Buhari.
"A presença do governante francês nesta cerimónia testemunnha a importância da nossa parceria com a Nigéria, nos planos políticos, económico, cultural e de segurança. França apoia as prioridades da Nigéria em matéria de luta contra o terrorismo e a corrupção”, declarou quarta-feira, o Quai d’Orsay (ministério francês dos Negócios Estrangeiros), num comunicado de imprensa.
Muhammadu Buhari organiza, desde 12 de junho corrente, um dia que marca, a partir deste ano, o “Dia da Democracia” na Nigéria, uma cerimónia que reúne várias altas personalidades.
O Quai d’Orsay declarou que França está engajada a favor do desenvolvimento económico da Nigéria, que se traduz numa ajuda bilateral concedida pela Agência Francesa de Desenvolvmento (AFD) e pelo Clube de Investimento francês-nigeriano, criado durante a visita do Presidente francês, Emmanuel Macron, à Nigéria em julho de 2018.
A abertura, em maio último, da nova Aliança Francesa de Lagos, é uma nova etapa no reforço da cooperação cultural entre os dois países.
Fontes económicas francesas indicam que, com três biliões 600 mil euros de trocas bilaterais em 2017, a Nigéria continua a ser a primeira parceira comercial de França na África Subsariana, ou seja 20 por cento das ações francesas no mercado da África Subsariana, em 2017.
-0- PANA BM/IS/FK/DD 12junho2019