Chefe de Estado tunisino conversa com novo líder líbio
Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente tunisino, Kais Saied, manteve uma conversa telefónica com Mohamed al-Manfi, recentemente eleito chefe do Conselho Presidencial da Líbia.
O chefe de Estado tunisino exprimiu a sua profunda satisfação com o sucesso desta eleição, que qualificou como "um acontecimento histórico, porque nasceu da vontade dos próprios Líbios", indica um comunicado da Presidência tunisina.
Neste contexto, lembrou que a solução duradoura para a crise na Líbia só pode ser interlíbia, posição que exprimiu em inúmeras ocasiões, em particular durante a realização do primeiro Fórum de Diálogo Político líbio, em novembro de 2020.
Ao mesmo tempo, salientou o seu desejo de garantir que as relações entre a Tunísia e a Líbia reflitam as que prevalecem entre um único povo cujos membros mantêm laços históricos privilegiados.
O Presidente Saied endereçou um convite a Mohamed al-Manfi e a todos os membros da nova autoridade executiva da Líbia para visitar a Tunísia o mais rápido possível.
Por sua vez, Mohamed al-Manfi agradeceu o Presidente tunisino por este apelo, exprimindo as mesmas aspirações de abrir novos horizontes às relações entre a Tunísia e a Líbia, de acordo com o mesmo comunicado de imprensa.
Saudou igualmente as posições consistentes exprimidas pelo Presidente Saied, em particular sobre a necessidade de o poder na Líbia emanar da livre vontade do povo líbio.
-0- PANA BB/JSG/SOC/MAR/IZ 08fev2021