Chefe de Estado senegalês suspende aquisição de carros de função
Dakar, Senegal (PANA) - O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, decidiu suspender, a partir desta quinta-feira e “até nova ordem”, todas as aquisições de carros de função e de serviço, em nome do Estado, das estruturas paraestatais e das empresas nacionais, anuncia o comunicado oficial publicado quarta-feira à noite.
O Presidente Sall justificou esta medida pela "falta de rigor na aplicação integral da regulamentação, provocando abusos com consequências orçamentais e financeiras enormes para o Estado”, explica a nota.
Neste sentido, o Presidente Sall exortou os ministros envolvidos a realizar, “ sem delonga” uma reunião interministerial sobre a questão.
Ele também pediu a conclusão do recenseamento integral de todos os carros administrativos, revisar a sua regulamentação, propor um esquema de reforma dos carros de cinco anos e mais e examinar as modalidades de alocação dum subsídio forfetário global aos beneficiários legais”.
Lembre-se que, no quadro da racionalização das despesas do Estado, o Presidente Sall restringiu, a 1 de setembro de 2019, a subscrição dos funcionários junto das operadoras de telefonia móvel, com a suspensão de todos os telefonemas efetuados, a utilização do telefone fixo, da água, da eletricidade, dos carros administrativos, dos combustíveis e da Internet.
Ele afirmou que em sete anos (desde 2012, ano da sua ascensão ao poder), o Estado gastou 307 biliões de francos CFA (51 milhões 340 mil dólares americanos) na aquisição de carros, enquanto que a sua fatura de telefone está avaliada anualmente em 17 biliões de francos CFA (28 milhões de dólares americanos).
-0- PANA AAS/JSG/FK/IZ 20fev2020