Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado senegalês participa na Cimeira Rússia-África

Dakar, Senegal (PANA) – O chefe de Estado senegalês, Macky Sall, parte nos próximos dias para Stochi, na Rússia, para a assistir à primeira cimeira Rússia-África a decorrer a 24 de outubro corrente, anuncia um comunicado oficial transmitido quinta-feira à PANA.

O encontro, que vai reunir os dirigentes das duas partes, será co-presidido pelo Presidente russo, Vladimir Putin, pelo seu homólogo egípcio, Abdelfattah Al-Sisi, enquanto presidente em exercício da União Africana (UA).

A Cimeira Rússia-África é o primeiro encontro deste nível na história das relações russo-africanas.

Estão convidados  todos os chefes de Estado do continente africano bem como os dirigentes das maiores organizações e associações da região.

Os participantes discutirão sobre várias questões relativas à atualidade internacional com o objetivo de harmonizar os problemas de maior interesse para a Rússia e para os países africanos.

O encontro prestará uma atenção particular ao estado e às perspetivas das relações entre a Rússia e os países do continente africano, ao desenvolvimento de intercâmbios nos domínios político, económico, humanitário, cultural e outros com um acento na busca de soluções para um desenvolvimento acelerado e coerente de toda a cooperação russo-africana, segundo os organizadores.

Paralelamente à cimeira, vai decorrer, de 23 a 24 de outubro, em Sotchi, um fórum económico Rússia-África que reunirá os chefes de Estado africanos e representantes dos meios de negócios e serviços públicos russos, africanos e internacionais, bem como organizações de cooperação do continente africano.

O fórum será uma etapa estratégica que conduzirá à criação de condições favoráveis, para o desenvolvimento das relações económicas e comerciais entre a Federação da Rússia e os países de África, devendo permitir igualmente promover diversas formas e orientações de cooperação russo-africana, referem os organizadores.

-0- PANA AAS/TBM/MAR/IZ 18out2019