Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado ivoiriense formaliza sua candidatura às presidenciais

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O chefe de Estado ivoiriense, Laurent Gbagbo, no poder desde 2000, procedeu sexta-feira ao depósito oficial do seu processo de candidatura na Comissão Eleitoral Independente (CEI), com vista ao escrutínio presidencial de 29 de Novembro próximo.
Além do apoio do seu próprio partido, a Frente Popular Ivoiriense (FPI), Gbagbo beneficia do apoio duma dezena de formações políticas e de várias organizações da sociedade civil reunidas no seio duma estrutura denominada A Maioria Presidencial (LMP).
Trata-se, nomeadamente, da Mobilização para a Partilha e Paz (RPP) de Laurent Dona Fologo, actual presidente do Conselho Económico e Social (CES), e da União Democrática Citadina (UDCY) de Mel Eg Théodore, actual ministro da Cidade e Salubridade Urbana, entre outras.
Muito cedo na manhã de sexta-feira, várias dezenas de adeptos do chefe de Estado ivoiriense mobilizaram-se ao longo do seu itinerário para lhe testemunhar o seu apoio.
O anúncio tardio da sua candidatura suscitou comentários e especulações sobre a vontade de Gbagbo de disputar um novo mandato.
Mas, a sua esposa, Simone Gbagbo, anunciou a 7 de Outubro último em Anyama que se candidataria, depois de ter enviado 19 delegações para informar "o país profundo".
As eleições presidenciais foram sistematicamente adiadas na Côte d'Ivoire, desde 2005, termo inicial do mandato de Laurent Gbagbo.