Chefe de Estado do Gana recebe presidente da Junta militar maliana
Bamako, Mali (PANA) - O líder da Junta militar no Mali, coronel Assimi Goita, foi recebido em audiência pelo chefe de Estado ganense, Nana Akufo-Addo, novo Presidente em exercício da CEDEAO, com quem ele passou em revista a situação, no Mali, desde a última cimeira de 9 de setembro último, em Niamey, no Níger.
Nessa cimeira de Niamey, a CEDEAO exigiu da Junta militar a instalação de um Presidente e de um primeiro-ministro, todos civis, o mais tardar até 15 deste mês.
O coronel Goita, presidente do Comité Nacional de Salvação do Povo (CNPS), que assumiu o poder a 18 de agosto último, no Mali, chegou a Accra segunda-feira à noite, para participar na minicimeira da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a situação no Mali, .
No termo da audiência com o chefe de Estado ganense, o coronel-major Ismael Wagué, porta-voz do CNSP, afirmou à imprensa que a delegação maliana veio ao Gana para explicar de viva voz a vontade expressa pelo povo maliano através da concertação nacional.
« Nós queremos que a CEDEAO aceite as conclusões desta concertação e nos ajude a construir o Mali”, disse em resumo o responsável militar.
Indicou que o CNSP age como “ responsável” e que organizou concertações inclusivas cujas “conclusões devem servir de base de trabalho para a organização da Transição”.
Realizadas de 10 a 12 de setembro corrente, estas concertações nacionais que reuniram todas as forças vivas da nação e as forças de defesa e segurança entenderam-se sobre a instalação de um Presidente e um Vice-Presidente da Transição "civil ou militar", de um Governo da Transição de 25 membros e de um Conselho Nacional de Transição (órgão legislativo ) de 121 membros saídos de todas as camadas da sociedade.
Os participantes nestas concertações fixaram em 18 meses a duração da transição contra 12 meses recomendados pela CEDEAO durante a sua 57ª cimeira de 9 de setembro último, em Niamey.
-0- PANA GT/JSG/FK/IZ 15set2020