Agência Panafricana de Notícias

Chefe de Estado congolês visita Rússia

Brazzaville, Congo (PANA) - O chefe de Estado congolês, Denis Sassou N'Guesso, deixou Brazzaville domingo à noite para uma visita de trabalho à Rússia, a convite do seu homólogo russo, Vladimir Putin, anuncia um comunicado oficial chegado à segunda-feira à PANA.

Para além das discussões com o Presidente russo e a assinatura de acordos estratégicos de parceria, Denis Sassou N'guesso vai dirigir-se aos empresários russos e receberá os estudantes congoleses na Rússia, segundo o programa da sua visita.

Para o Congo, esta visita de trabalho reveste uma grande importância porque ela deve permitir aos dois países reforçar as suas relações de amizade e de cooperação, que remontam a várias décadas.

No quadro da sua cooperação, o Congo e a Rússia instauraram uma plataforma de trabalho sobre a energia elétrica, despois de assinarem um memorando de entendimento nos domínios do petróleo e do gás, em setembro de 2011.

No quadro deste memorando de entendimento, as duas partes decidiram assistir as empresas russas e congolesas no domínio da prospeção e da produção do petróleo e do gás, da construção e da modernização das infraestruturas petrolíferas e do gás e da produção petroquímica, nomeadamente.

O Congo e a Rússia encaram realizar vários projetos, entre os quais a construção de um oleoduto entre Ponta Negra (sul), Brazzaville e Ouesso (norte), e a construção de um Centro de Manutenção das Aeronaves para África.

Há igualmente um projeto de assinatura de um acordo de parceria entre a Agência de Imprensa e Informação da Rússia (Ria Novosti) e a Agência Congolesa de Notícias (ACI) para permitir à cada agência ter acesso ao site Internet da outra.

-0- PANA MB/JSG/MAR/IZ 12nov2012