Chefe de Estado burundês na cmeira virtual sobre Grandes Lagos
Bujumbura, Burundi (PANA) - O Presidente do Burundi, Evariste Ndayishimiye, participou, esta sexta-feira, numa cimeira virtual dos chefes de Estado dos 12 países- membros da Conferência Internacional sobre a Região dos Grandes Lagos (CIRGL), segundo a rádio pública burundesa.
A presidência rotativa desta organização, em que pelo menos metade dos países-membros vivem um conflito interno aberto ou latente, é atualmente assegurada pelo chefe de Estado congolês, Denis Sassou Ngweso.
A cerimónia de abertura desta oitava cimeira ordinária da CIRGL foi marcada por um minuto de silêncio em memória do ex-Presidente do Burundi, Pierre Nkurunziza, falecido em junho passado, indica a Presidência burundesa.
Os países membros da CIRGL são Angola, Burundi, República Centro-Africana, República do Congo, República Democrática do Congo, o Quénia, Uganda, Rwanda, República do Sudão do Sul, Sudão, Tanzânia e a Zâmbia.
A CIRGL foi criada, em conjunto pelo Secretariado Geral das Nações Unidas e pela União Africana (UA), na sequência do genocídio do Rwanda, em 1994, que fez mais de 800 mil vidas humanas.
Diante de nova ameaça potencial de conflitos transfronteiriços, os chefes de Estado e de Governo dos países-membros da CIRGL selaram um "Pacto de Paz, Segurança e Desenvolvimento" sobre a região dos Grandes Lagos, em 2006.
O Secretariado Executivo da CIRGL foi inaugurado, um ano depois, em Bujumbura, a capital económica do Burundi, tendo como principais missões coordenar, facilitar, assegurar e garantir a efetiva implementação do pacto.
-0- PANA FB/TBM/SOC/MAR/IZ 20nov2020