Bujumbura, Burundi (PANA) – O Presidente burundês, Evariste Ndayishimiye, endereçou “calorosas felicitações” a Hassan Sheikh Mohamoud, no dia seguinte ao escrutínio parlamentar que o instalou na magistratura do Estado somalí.
Espero trabalhar consigo, para o reforço dos laços de amizade e cooperação bilateral”, tuitou o líder burundês.
A presença de soldados burundeses de manutenção da paz, na Somália, desde 2007, representa o laço mais conhecido entre os dois países.
Mais de cinco mil dos 20 mil soldados de manutenção da paz desdobrados naquele país do Corno de África, em guerra civil há mais de quatro décadas, provêm do Burundi.
A 03 de maio de último, um ataque terrorista visou uma das posições miliares burundesas da Missão Africana de Transição na Somália (AARTMIS), fazendo um número ainda indeterminado de vítimas.
Insurgentes islamitas radicais somalís do grupo Al Shabab reivindicaram o ataque, qualificado de "particularmente mortífero” pela imprensa independente.
O novo Presidente somalí já dirigiu o país entre 2012 e 2017.
Ele foi reeleito domingo último, aos 66 anos de idade, durante num parlamentar que o opôs ao chefe de Estado cessante, Mohamed Abdullahi Mohamed Farmajo.
-0- PANA FB/JSG/FK/IZ 16maio2022