Chefe de Estado burundês em Nova Iorque para 76ª Assembleia Geral das Nações Unidas
Bujumbura, Burundi (PANA) - O chefe do Estado do Burundi, Evariste Ndayishimiye, deixou Bujumbura domingo à noite com destino a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para participar na 76.ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), a realizar-se de 20 a 27 de setembro corrente, anunciou um comunicado de oficial.
A 76.ª sessão da ONU concentra-se na "esperança de construir a resiliência a fim de se recuperar da covid-19, reconstruir de forma sustentável e responder às necessidades."
É pela primeira vez que o chefe do Estado do Burundi, viaja oficialmente para fora do continente africano, desde a sua eleição para a magistratura suprema em maio de 2020.
A sessão ainda tem um carácter especial para o Burundi, que acaba de sair da agenda do Conselho de Segurança das Nações Unidas por já não estar a ameaçar a paz mundial.
A crise sociopolítica, resultantes das polêmicas e violentas eleições gerais de 2015, durante o mandato do falecido Presidente Pierre Nkurunziza, colocou o Burundi sob o radar da comunidade internacional.
O último relatório da Comissão de Inquérito das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos no Burundi revelou dolorosas lembranças da crise interna neste país dos Grandes Lagos africanos.
“Por trás de uma aparência de normalização, continuam a ocorrer graves violações dos direitos humanos no Burundi, com um espaço democrático fechado”, alertou a Comissão das Nações Unidas quinta-feira última.
Ao mesmo tempo, admite no entanto que estes abusos são em “pequena escala”, em comparação com o contexto eleitoral de 2015 no país.
-0- PANA FB/JSG/MAR/DD 20set2021