Chefe de Estado burkinabe lamenta morte de ex-Presidente ganense Jerry Rawlings
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O chefe de Estado do Burkina Faso, Roch Marc Christian Kaboré, declarou a sua consternação pela morte quinta-feira de John Jerry Rawlings, ex-Presidente do Gana.
"Foi com tristeza que soube da morte do antigo Presidente do Gana, John Jerry Rawlings. Com a sua morte, África perdeu um pan-africanista e o Gana um homem de convicção, um patriota que foi capaz de colocar o seu país de volta no caminho do crescimento e da democracia", escreveu Kaboré.
Jerry Rawlings morreu quinta-feira, no Hospital Universitário Korle-Bu, em de Accra, onde estava internado há uma semana, de acordo com a imprensa ganense.
"Anuncio a suspensão da minha digressão pela região de Ashanti e de todas as campanhas da NDC pelo país, após o anúncio da morte do nosso fundador e ex-Presidente do Gana, Jerry John Rawlings. Que a sua alma descanse em paz", escreveu no twitter, John Dramani Mahama, antigo Presidente da República do Gana (2012-2017).
Jerry Rawlings é um antigo tenente da Força Aérea Ganense que levou a cabo o seu primeiro golpe militar, em maio de 1979.
Esta primeira tentativa falha, mas, pouco tempo depois, perpetra outro golpe e derruba o regime de Fred Akuffo.
Em setembro do mesmo ano, Rawlings devolveu o poder aos civis e Hilla Limann tornou-se Presidente. Mas, alguns anos mais tarde, em dezembro de 1981, Rawlings pegou novamente em armas e derrubou o regime de Limann, que ele considerava corrupto.
Desde então passa a ser chefe do Conselho Provisório de Defesa Nacional.
Em 1992, depois de se demitir do Exército e fundar o Congresso Nacional Democrático (NDC), Rawlings pôs o seu país no caminho da democratização.
Foi democraticamente eleito Presidente, no mesmo ano, antes de ser reeleito para um segundo mandato, em 1996.
-0- PANA TNDD/IS/DIM/IZ 12nov2020