Chefe de Estado-Maior General de Exército considera Bouteflika "inapto"
Argel, Argélia (PANA) - O vice-ministro argelino da Defesa e chefe do Estado-Maior do Exército, Ahmed Gaïd Salah, pediu na terça-feira, "implementação imediata da solução constitucional'', declarando "inapto" o Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, adoentado.
O general Gaïd Salah sublinhou, num comunicado, a necessidade de se iniciar o "processo de gestão dos assuntos correntes do Estado no quadro da legitimidade constitucional".
Ele fez este apelo depois de presidir a uma reunião na sede do Estado-Maior General do Exército com comandantes de Forças, das Regiões Militares, o secretário-geral do ministério da Defesa Nacional, bem como chefes dos dois departamentos de Estado-Maior do Exército, precisa a mesma fonte.
"Esta reunião faz parte do acompanhamento dos desenvolvimentos relacionados com a proposta feita pelo Exército para implementar os artigos 7, 8 e 102 da Constituição", observa o comunicado, qualificado pela imprensa de "firme''.
'' Finalmente, reiteramos, mais uma vez que, a nossa abordagem para a busca de uma solução para esta crise emana exclusiva e estritamente da nossa lealdade à pátria e, somente, à pátria, porque acreditamos firmemente na capacidade do povo argelino para superar as crises, por mais sérias que sejam, graças às suas referências históricas e civilizacionais, bem como aos seus recursos humanos imbuídos de patriotismo e porque estamos convencidos de que, uma pessoa que vive é condenada a desaparecer um dia, mas a pátria viverá para sempre ", concluiu.
Alguns momentos após a publicação deste comunicado, o Presidente Bouteflika apresentou a sua demissão, refere-se.
-0- PANA YY/IN/BEH/DIM/DD 03abril 2019