Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas Líbias na Mauritânia
Nouakchott, Mauritânia (PANA) - O chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Líbias, o general Mohamed Ali Hadad, encontra-se em Nouakchot, desde sexta-feira, no quadro de uma visita oficial à Mauritânia, relatou relata a Agência de Notícias Mauritana (AMI).
Ele foi recebido em audiência, no mesmo dia, pelo ministro mauritano da Defesa Nacional, Hanana ould Sidi, segundo a mesma fonte.
Da agenda do encontro constaram vários pontos, nomeadamente "o reforço das relações de cooperação entre os dois países, a coordenação no domínio da luta contra o terrorismo e o crime organizado, bem como o cessar-fogo recentemente assinado na Tunísia pelas partes líbias em conflito", informou a AMI.
A delegação militar líbia visitou igualmente a sede do Estado-Maior General das Forças Armadas Mauritanas (EMGA), no âmbito do reforço da cooperação entre os dois países irmãos em diversos domínios, bem como da abertura de canais de comunicação entre a Líbia e o G5 Sahel.
O G5 Sahel é uma organização sub-regional dedicada à luta contra o terrorismo, o crime organizado e à coordenação dos esforços de desenvolvimento da região.
O Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad são membros desta instituição, cuja presidência rotativa é exercida atualmente pelo Presidente mauritano, Mohamed Cheikh El Ghazouani.
O G5 Sahel está confrontado com a insegurança desde 2011, quando eclodiu o conflito líbio, de acordo com muitos analistas da geopolítica.
-0- PANA SAS/TBM/DIM/DD 31outubro2020