Chefe da oposição investido candidato às presidenciais no Níger
Niamey, Níger (PANA) - O líder da oposição nigerina, Hama Amadou, ex-presidente da Assembleia Nacional condenado no caso dos “bebês importados”, foi investido domingo como candidato às próximas eleições presidenciais pelo seu partido MODEN-FA.
O partido elegeu como seu presidente Elhadhji Saidou Tahirou e reconduziu os dirigentes dos diversos órgãos e organizações de massas.
Numa intervenção intercalada com slogans e canções à sua homenagem, o dirigente do MODEN-FA procurou dissipar as dúvidas em torno da sua candidatura pela sua condenação de um ano de prisão no caso dos "bebés importados".
Revelou que nenhum juiz nigerino lhe notificou da privação dos seus direitos civis, pelo que a sua candidatura permanece igual à todas as dos outros partidos políticos.
“Reafirmo que a minha candidatura terá um bom desempenho no Tribunal Constitucional”, disse Hama Amadou, sob estrondosos aplausos e gritos de alegria dos seus apoiantes.
De acordo com uma contagem da Agência Nigerina de Notícias, Hama Amadou, que ficou em segundo lugar nas eleições de 2016 enquanto estava na prisão, é o 15º candidato a concorrer às próximas eleições presidenciais, cuja primeira volta está marcada para 27 de dezembro deste ano.
A oposição, que contesta o Código Eleitoral "sem consenso'' e a Comissão Eleitoral Independente (CENI), bem como o ficheiro do dossiê biométrico, exprimiu a sua ambição de participar nestas competições para “impor alternância".
Cerca de sete milhões e 400 mil eleitores estão inscritos para as eleições locais e gerais programadas para o final de 2020 e início de 2021.
-0- PANA SA/BEH/MAR/IZ 21set2020