Chefe da oposição candidata-se às presidenciais no Burundi
Bujumbura, Burundi (PANA) - O líder do Congresso Nacional pela Liberdade (principal partido da oposição), Agathon Rwasa (56 anos), foi oficialmente declarado candidato às eleições presidenciais de 20 de maio próximo, no Benin.
Esta declaração resultou de um congresso extraordinário da formação política realizado domingo, elevando para 12 o número de candidatos presidenciais.
Segundo o comunicado final do congresso, a candidatura de Rwasa foi aprovada "por unanimidade dos delegados".
Após 15 anos de poder "sem partilha" do Conselho Nacional de Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD), as atenções dos que aspiram à mudança estão agora voltadas para Rwasa, um nativo de Ngozi (norte) tal como o Presidente cessante, Pierre Nkurunziza.
O ex-guerrilheiro à frente das Forças de Libertação Nacional (FNL, rebelião armada), ele é considerado capaz de enfrentar o candidato do partido-Estado, desde que as regras do jogo democrático sejam respeitadas.
A 26 de janeiro último, o CNDD-FDD convocou o general reformado Evariste Ndayishimiye, para defender as cores deste partido, que também provém do maqui.
Desde então, o candidato do CNDD-FDD tem percorrido o país, sendo acolhido de modo triunfante e com presentes em espécie, incluindo 16 vacas embarcadas sábado a partir de Makamba, no sul do Burundi.
O Código Eleitoral em vigor estipula que a campanha eleitoral é aberta por decreto presidencial 23 dias antes da votação.
-0- PANA FB/TBM/CJB/IZ 17fev2020