Cartum, Sudão (PANA) - O chefe da junta no poder no Sudão, o general Abdul Fatah Al Burhan, deixou Porto do Sudão, a capital administrativa da província do Sudão, para o Djibuti, soube a PANA de fonte oficial.
Da agenda da sua visita consta um encontro com o Presidente djibutiano, Omar Guelleh, sobre a evolução da situação no Sudão e a guerra entre as Forças Armadas Sudanesas e as Forças Paramilitares de Apoio Rápido (RFS, rebelião).
Num comunicado divulgado domingo, a Presidência sudanesa afirmou que o general Burhan está acompanhado por elementos dos Ministérios dos Negócios Estrangeiros e dos serviços nacionais de segurança do Estado.
Segundo as Nações Unidas, até à data, cerca de 9.000 pessoas morreram no Sudão, mais de 5.600.000 foram expulsas das suas casas devido à guerra civil entre as duas forças militares, e 25.000.000 dependem da ajuda humanitária.
Recentemente, o Departamento de Estado dos Estados Unidos de América reiterou que “não existe uma solução militar aceitável para este conflito” e também apelou a todos os intervenientes externos para evitarem fomentar o conflito.
“Chegou a hora de se acabar com a violência sem sentido, regressar à governação civil e deixar o povo do Sudão concretizar as suas aspirações de liberdade, paz e justiça”, afirmou o Departamento de Estado.
-0- PANA MO/MA/MTA/JSG/MAR/DD 27novembro2023