Agência Panafricana de Notícias

Chefe da ex-junta militar no Mali apoia Presidente interino maliano

Bamako, Mali (PANA) - O chefe da ex-junta militar no Mali, o capitão Amadou Haya Sanogo, expressou segunda-feira o seu apoio ao Presidente interino maliano, Dioncounda Traoré.

"O Presidente interino Dioncounda Traoré, o primeiro-ministro Cheick Modibo Diarrra e a minha própria pessoa estão em harmonia. Consultámo-nos, nos vemos com frequência e trocamos sobre as grandes decisões para a vida da nação", disse o capitão Sanogo numa mensagem televisiva dirigida na noite de segunda-feira aos seus compatriotas.

O oficial superior, outroura polémico, pôs assim termo àquilo que ele próprio qualificou de "rumores malévolos", referindo-se a supostos movimentos de descontentamento dos militares em Kati, Quartel General da antiga junta, pretensamente opostos ao envio para o Mali de tropas da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

"As forças de segurança malianas estão mais do que nunca como um só homem. Só temos uma prioridade: equipamentos, a formação para sermos um exército capaz de salvaguardar a integridade territorial", acrescentou.

Ele convidou os seus compatriotas a "não considerarem declarações e interpretações malévolas" que, segundo ele, "só favorecem indivíduos mal-intencionados".

O Presidente interino Dioncounda Traoré dirigiu, na última semana, uma carta ao Presidente em exercício da CEDEAO, Alassane Ouattara (Presidente da Côte d'Ivoire), para solicitar apoio logístico, de formação e humano para ajudar o Exército maliano a reconquistar o norte do país, ocupado, há mais de cinco meses, por grupos islamitas armados e por rebeldes tuaregues.

-0- PANA GT/JSG/IBA/CJB/DD 11set2012