Atenas, Grécia (PANA) - O ministro grego dos Negócios Estrangeiros, Nikos Dendias, é esperado em Rabat nesta quarta-feira para uma visita oficial a Marrocos, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo um comunicado oficial, o chefe da diplomacia grega vai reunir-se com o chefe do Governo marroquino, Saad Eddine El Othmani, o presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento), Habib El Malki, e o seu homólogo marroquino, Nasser Bourita.
Segundo o comunicado, as discussões versarão sobre as relações entre os dois países, mas também sobre questões de interesse regional e internacional, incluindo a situação na Líbia.
A visita de Dendias a Marrocos é a primeira etapa de um périplo pelo norte de África, precisamente na Argélia e na Tunísia, para afirmar a posição da Grécia sobre o controverso Memorando de Entendimento entre a Turquia e a Líbia em matéria de segurança e delimitação das fronteiras marítimas.
A Grécia considera estes acordos nulos, refere-se.
Em dezembro último, a Turquia assinou um controverso memorando de entendimento com o Governo Líbio de Unidade Nacional (GNA), reconhecido internacionalmente, que foi denunciado pela Grécia que o considera como "uma tentativa de usurpar os direitos soberanos de terceiros Estados do Mediterrâneo Oriental".
-0- PANA AT/MA/NFB/JSG/CJB/DD 15jan2020