Agência Panafricana de Notícias

Chefe da diplomacia europeia reúne-se com Mohamed Morsi no Cairo

Bruxelas, Bélgica (PANA) - A alta representante da União Europeia para os Negócios Estrangeiros, Catherine Ashton, foi autorizada a reunir-se no Cairo com o Presidente egípcio deposto, Mohamed Morsi, com quem ela manteve um encontro durante mais de duas horas na residência onde ele está retido pelo Exército desde a sua destituição, anunciou em Bruxelas a porta-voz da UE, Maja Kocijancic.

Durante uma precedente visita ao Egito, os responsáveis militares rejeitaram o pedido de se encontrar com o Presidente destituído feito por Catherine Ashton, que na altura exigiu em vão a libertação de Mohamed Morsi.

Segundo as autoridades militares, Mohamed Morsi deve ser transferido para a prisão de Tora, onde está detido o antigo Presidente Mohammed Hosni Mubarak.

Catherine Ashton, que está no Egito desde segunda-feira, manteve igualmente um encontro com o Presidente interino, Adly Mansour, e com outros membros do Governo de transição, indicou a porta-voz europeia.

Uma fonte europeia disse que a UE tentará uma mediação entre o Governo interino egípcio e a Irmandade Muçulmana.

País chave no plano geopolítico no Médio Oriente, o Egito não deve mergulhar na guerra civil como a Síria e o Iraque, sustentou o funcionário europeu, que pediu anonimato.

-0- PANA AK/JSG/MAR/TON 30julho2013