Chefe da diplomacia do Senegal em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - A ministra dos Negócios Estrangeiros e dos Senegaleses no Exterior, Aissata Tall Sall, encontra-se, desde domingo, na cidade da Praia para uma visita de quatro dias a Cabo Verde, apurou a PANA, na cidade da Praia, de fonte segura.
O objetivo da visita é aprofundar as relações de cooperação entre os dois países, segundo a mesma fonte.
Em declarações à imprensa, à margem de uma visita de cortesia efetuada, no mesmo domingo, ao primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, a chefe da diplomacia senegalesa destacou os laços de história e de amizade entre Cabo Verde e Senegal,
Acrescentou que esta sua visita vai permitir passar em revista as áreas de cooperação que poderão ser reforçadas, bem como a integração dos dois países na CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental).
Aissata Tall Sall, que escolheu o arquipelago cabo-verdiano para realizar a sua primeira visita ao estrangeiro depois de ocupar o cargo, lembrou que, no ano transato, estava prevista uma visita de Ulisses Correia e Silva ao Senegal, mas que, devido à pandemia da covid-19, a mesma teve que ser adiada.
Mostrou-se convicta de que ainda é possível que esta visita permita aos dois países reforçarem, de forma qualitativa, os laços de cooperação.
Por sua vez, o primeiro-ministro cabo-verdiano declarou, após receber a chefe da diplomacia senegalesa, que os Governos de Cabo Verde e do Senegal pretendem "aprofundar" as relações bilaterais em matérias de saúde e educação.
"Prevê-se muito produtiva a agenda de trabalho que ela cumprirá durante a visita, no sentido de se alargar e se aprofundar ainda mais as excelentes relações bilaterais e de cooperação existentes entre Cabo Verde e o Senegal, nomeadamente na saúde e na educação, assim como uma melhor integração das nossas comunidades", regozijou-se Ulisses Correia e Silva.
Até do regresso ao Senegal, a 31 de março corrente, a agenda de Aissata Tall Sall reparte-se entre a ilha de São Vicente, para onde viajou na tarde de domingo, e a Praia, onde será recebida terça-feira pelo Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca.
Estão ainda previstos encontros da governante com representantes da comunidade senegalesa residente em Cabo Verde, na Praia e em São Vicente.
Paralelamente, manterá reuniões de trabalho com o diretor-geral dos Senegaleses do Exterior e a diretora-geral das Comunidades, Assuntos Consulares e Migrações de Cabo Verde, segundo o programa oficial da visita.
Os Senegaleses, juntamente com os imigrantes da Guiné-Bissau, são a mais representativa comunidade estrangeira a viver e trabalhar em Cabo Verde, refere-se.
-0- PANA CS/DD 28mar2021