Agência Panafricana de Notícias

Chefe da Polícia sul-africana destituído obtém liberdade condicional

Cidade do Cabo, África do Sul (PANA) – O antigo comissário da Polícia sul-africana, Jackie Selebi, destituído e que assumiu igualmente o posto de presidente da Interpol (Polícia Internacional), beneficiou sexta-feira de uma liberdade condicional por razões médicas o que pode facilitar a sua libertação imediata.

O ministro dos Serviços Correcionais, Sibusiso Ndebele, disse durante uma conferência de imprensa em Pretória que o seu Ministério dispõe de uma capacidade limitada para oferecer tratamentos paliativos solicitados por alguns delinquentes.

Referia-se aos problemas médicos de Selebi e à necessidade de lhe administrar uma diálise devido aos problemas de rins.

Um conselho consultivo médico integrado por 11 membros reunido no último mês recomendou a sua libertade condicional, apesar do facto de ter sido reconhecido culpado de corrupção em 2010 e condenado com uma pena de 15 anos de prisão.

O recurso que apresentou contra o veredito do Tribunal da Relação foi rejeitado e ele esteve de férias prolongadas em 2008 após ter sido acusado de corrupção na África do Sul.

Por enquanto, o seu advogado Wynanda Coetzee, congratulou-se com a sua libertação condicional e disse que o seu estado de sáude é muito grave.

-0- PANA CU/SEG/ASA/TBM/SOC/CJB/IZ 22julho2012