Agência Panafricana de Notícias

Chefe da MINUSMA nomeado ministro holandês dos Negócios Estrangeiros

Bamako, Mali (PANA) - O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas no Mali e chefe da Missão Integrada da ONU para a Estabilização do Mali (MINUSMA), Bert Koenders, deixa este cargo para se tornar ministro dos Negócios Estrangeiros dos Países Baixos, soube a PANA quarta-feira de fontes oficiais.

Bert Koenders, de 56 anos, chegou ao Mali em 2013 e liderou a MINUSMA, cuja criação foi autorizada pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em abril de 2013.

De outubro de 2011 a esta data, ele foi representante e chefe da Missão da ONU na Côte d’Ivoire (ONUCI). Ele foi antes ministro da Cooperação e Desenvolvimento de 2007 a 2010 e membro do Parlamento holandês de 1997 a 2007.

A MINUSMA substituiu, em julho de 2013, a força pan-africana (MISMA). Ela devia contar no início 12.600 capacetes azuis que deviam integrar os 6 mil homens da MISMA enviados pelos países da África Ocidental e pelo Tchad.

Depois de um ano e meio à frente das forças da ONU, Bert Koenders entretinha relações pouco cordiais com as autoridades malianas, que o suspeitavam de proximidade com o grupo independentista tuaregue Movimento Nacional de Libertação de Azawad (MNLA).

De acordo com uma fonte próxima da MINUSMA, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em breve vai nomear um substituto como chefe da MINUSMA, posto para o qual Louis Michel, antigo comissário europeu e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros da Bélgica, deve ser um dos favoritos.

Louis Michel é bem conhecido no Mali por ter chefiado os observadores da União Europeia para as eleições organizadas nestes últimos tempos pelo Mali e pelas relações privilegiadas que ele possui com alguns líderes da Aliança para a Democracia no Mali (ADEMA, antigo partido no poder de 1992 a 2002) e da Coligação pelo Mali (RPM, partido de origem do Presidente Ibrahim Keita), ambos membros da Internacional Socialista como ele.

-0- PANA GT/IS/DIM/TON 15outubro2014