Chefe da Junta nomeia quatro novos ministros
Conakry, Guiné (PANA) - O chefe da Junta militar na Guiné-Conakry, coronel Mamady Doumbouya, nomeou terça-feira quatro novos ministros, incluindo três mulheres, no governo do primeiro-ministro Mohamed Béavogui, um ex-funcionário das Nações Unidas que ele escolheu no início deste mês.
Após a sua posse, Béavogui, que se tornou no 15º chefe de Governo desde que o país conquistou a independência, em 1958, disse que a sua equipa será composta por 25 ministros.
Numa série de decretos lidos na televisão nacional, o chefe da Junta, sob proposta do primeiro-Ministro, nomeou Diaka Sidibé, até então diretora-geral do Instituto Superior de Minas e Geologia de Boké, ministra do Ensino Superior e Pesquisa Científica.
Aicha Nanette Conté, ex-especialista em Proteção Infantil do Unicef Guiné, foi nomeada ministra para a Promoção da Mulher, Crianças e Pessoas Vulneráveis, enquanto Rose Pola Pricemont, ex-diretora-geral do Gabinete de Estratégias e Desenvolvimento do Ministério de Investimentos e Parcerias Público-Privadas, passa a dirigir a Informação e Comunicação.
Yaya Sow, ex-juiz consular do Tribunal Comercial de Conakry, é o novo ministro das Infraestrutura e Transportes.
O chefe da Junta, que destituiu o Presidente Alpha Condé (83), a 05 de setembro passado, já nomeou uma dezena, incluindo cinco mulheres, num total de 25 pastas, propostas pelo chefe de Governo.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 27out2021