Chefe da Junta nomeia quatro novos ministros na Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O presidente do Conselho Nacional da Coligação e Desenvolvimento (CNRD) na Guiné, coronel Mamady Doumbouya, nomeou segunda-feira quatro novos ministros no Governo do primeiro-ministro Mohamed Béavogui, escolhidos pela junta depois do golpe de Estado de 05 de setembro que destitiu Alpha Condé (83 anos).
Segundo um decreto lido na Rádiotelevisão da Guiné (RTG), chefe da junta nomeou assim Julien Yombouno, um quadro do Fundo das Nações Unidas para a Infância, para o cargo de ministro do Trabalho e Função Pública, enquanto Mamadou Pathé Diallo, coordenador e representante do sistema das Nações Unidas na Guiné-Bissau, foi para a Saúde e Higiene Pública.
Um segundo decreto nomeia para o cargo de ministra dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional, Integração Africana e Guineenses no Estrangeiro Morissanda Kouyaté, ex-diretora do Comité Interafricano da Saúde da Mulher e da Criança.
O quarto ministério, o da Pesca e Economia Marítima, fica a cargo de Charlotte Daffé, anteriormente ao serviço da Shell Guiné
O líder da Junta nomeou, na passada sexta-feira, três ministros, designadamente da Defesa, da Segurança e do Ambiente, bem como o secretário-geral da Presidência da República com o categoria de ministro.
Após a sua posse nas novas funções, o primeiro-ministro, nomeado no início do mês, garantiu que a sua equipa será composta por 25 ministros.
Estão por nomear 18 outros ministros para ampliar a equipa prometida pelo chefe do Governo, a 15ª desde a ascensão da Guiné à independência.
-0- PANA AC/JSG/MAR/IZ 26out2021