Chefe da Junta nomeia membros do Governo na Guiné-Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O chefe da Junta militar na Guiné-Conakry ou presidente do Comité Nacional para a Coligação para o Desenvolvimento (CNRD), coronel Mamady Doumbouya, nomeou quinta-feira três novos ministros, num decreto lido na televisão nacional.
Trata-se dos ministros da Segurança e Proteção Civil, da Defesa Nacional e do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O líder da Junta nomeou Bachir Diallo, até então adido de Defesa na Embaixada da Guiné-Conakry, na Argélia, como ministro da Segurança e Proteção Civil.
Aboubacar Sidiki Camara, um dos 42 generais do Exército recentemente aposentados pela Junta e antigo embaixador da Guiné-Conakry, em Cuba, é o novo ministro delegado junto da Defesa Nacional.
Por se turno, Loupou Lamah, até então diretora nacional do Comércio Externo e Competitividade, foi nomeada ministra do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.
O cargo de secretário-geral do Governo, com a categoria de ministro, coube a Abdourahamane Sikhé Camara, anterior conselheiro principal do ministro e secretário-geral do Governo.
Poucos dias depois da sua nomeação como primeiro-ministro, Mohamed Béavogui, o 15º chefe de Governo desde a Independência do país, em 1958, que estava ao serviço das Nações Unidas, na África do Sul, indicou que a sua equipa será composta por 25 ministros, dois secretários-gerais de Governo e de assuntos religiosos.
-0- PANA AC/JSG/SOC/MAR/IZ 22out2021