Agência Panafricana de Notícias

Chefe da Junta nigerina saúda resultados da Cimeira de Nice

Niamey- Níger (PANA) -- O chefe da Junta nigerina, general Salou Djibo, saudou os resultados "positivos da Cimeira África/França que acaba de decorrer em Nice, no sul de França.
Regressado quarta-feira ao seu país depois de participar nesta reunião, Djibo notou "o clima de franqueza e de compreensão mútua", que permitiu aos participantes trocar pontos de vista sobre o lugar de África na governação mundial, o reforço da paz e da segurança e sobre o clima e o desenvolvimento.
Congratulou-se com a decisão de França "de apoiar o combate da União Africana" por uma representação permanente de África no Conselho de Segurança das Nações Unidas e um assento no G20.
Entre os resultados da Cimeira, o general revelou a determinação dos chefes de Estado e de Governos a lutar juntos contra as ameaças à segurança, como o terrorismo, a pirataria no mar e todas as formas de criminalidades transnacionais e organizadas.
"A Cimeira reafirmou igualmente a vontade dos Chefes de Estado e de Governos de prevenir as crises institucionais em conformidade com os princípios de democracia e do Estado de Direito", prosseguiu o general Salou Djibo.
As mudança climáticas, que são uma preocupação mundial, foram igualmente objeto da atenção da Cimeira, que reconheceu e sublinhou o laço estreito entre o clima e o desenvolvimento, bem como a necessidde de apoiar os países africanos nos seus esforços de adaptação a essas mudanças, indicou o chefe de Estado nigerino.
Por outro lado, destacou a decisão da Cimeira de apoiar a elaboração dum plano sobre "Enérgias Renováveis" para dotar África dum sistema eléctrico sustentável baseado nas enormes potencialidades que abundam no continente.