Agência Panafricana de Notícias

Charles Blé Goudé rejeita Blaise Compaoré no painel da UA sobre Côte d'Ivoire

Abidjan, Côte d'Ivoire (PANA) – O ministro da Juventude do Governo do Presidente cessante ivoiriense, Laurent Gbagbo e presidente da Aliança dos Jovens Patriotas, Charles Blé Goudé, rejeitou a designação do Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, para dirigir um painel de chefes de Estado encarregue pela União Africana (UA) de encontrar uma saída para a crise pós-eleitoral na Côte d'Ivoire, soube a PANA de fonte oficial.

Durante uma conferência de imprensa, terça-feira na comuna de Yopougon, Blé Goudé justificou esta posição com base em « fracassos constatados nas mediações lideradas pelo Presidente burkinabe no continente, nomeadamente na Côte d'Ivoire ».

" Na Côte d'Ivoire, Blaise Compaoré demostrou que não é a solução para a crise, ele é o problema porque o seu país, o Burkina Faso, serve de base para a rebelião. Deste ponto de vista, Blaise Compaoré é ator, beligerante, por esta razão, rejeitamó-lo », afirmou.

Para Charles Blé Goudé, Blaise Compaoré « já não é o bem-vindo na Côte d'Ivoire porque ele representa e defende os interesses de França e do seu Presidente Nicolas Sarkozy, bem como os de Alassane Ouattara (proclamado vencedor das presidenciais de 28 de novembro pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) ».

« Blaise Compaoré tentou uma resolução da crise na Guiné, no Togo, ele fracassou. De 2007 a 2010, ele liderou uma mediação na Côte d'Ivoire, ele deve fazer o balanço da sua mediação antes de lhe ser confiada outra missão », indicou Blé Goudé.

A respeito da missão atribuída a este painel de chefes de Estado africanos, Blé Goudé deseja que eles efetuem uma visita à Côte d'Ivoire para saber « a natureza da crise, as causas endógenas e exógenas, os atores internos e externos ».

Deste ponto de vista, ele considera que o painel deverá reunir-se com todos os atores, incluindo Blaise Compaoré enquanto facilitador.

« Já que o painel deve reunir-se com Laurent Gbabgo, com Alassane Ouattara, com o presidente da Comissão Eleitoral Independente, com os comissários eleitorais, com o facilitador que é Blaise Compaore, portanto é preciso extirpá-lo do grupo de alto nível... Queremos chefes de Estado neutros, que devem vir buscar a verdade. Se vierem para instalar Ouattara, que se abstenham de vir à Côte d'Ivoire », frisou.

Blé Goudé convidou a juventude de Abidjan a um grande comício sábado próximo na Praça da República do Plateau.

Este grande comício deverá ser precedido duma digressão de explicação pelos diferentes distritos de Abidjan que começa quarta-feira em Yopougon.

Diante de diferentes mediações infrutuosas, a União Africana decidiu instaurar um painel de chefes de Estado para tentar resolver a crise que opõe Laurent Gbagbo, declarado vencedor das presidenciais de 28 de novembro pelo Conselho Constitucional, e Alassane Ouattara, cuja vitória foi proclamada pela Comissão Eleitoral Independente (CEI) e a sua legitimidade enquanto Presidente da Côte d'Ivoire é reconhecida pela quase totalidade da comunidade internacional.

O painel liderado por Blaise Compaoré é composto pelos Presidentes da África do Sul, Jacob Zuma, do Tchad, Idriss Deby Itno, da Tanzânia, Jakaya Kikwete, da Mauritânia, Mohamed Ould Abdel Aziz e da Nigéria, Goodluck Jonathan.

-0- PANA GB/TBM/SOC/MAR/TON 01fevereiro2011