Chanceler alemã recebe chefe do Governo líbio em Berlim
Tripoli, Libye (PANA) - A chanceler alemã, Angela Merkel, recebeu em audiência terça-feira o presidente do Conselho Presidencial do Governo de União Nacional na Líbia, Fayez al-Sarraj, ido de Itália no quadro de uma digressão por alguns países europeus destinada a obter apoios para pôr termo aos confrontos, em Trípoli.
Depois da Alemanha, Sarraj seguirá para a Grã- Bretanha e depois França.
No encontro de Berlim, Merkel procurou salientar a sua posição de parceria importante nas negociações sobre o conflito na Líbia, segundo analistas.
Merkel prometeu, durante a sua recente visita a África, trabalhar intensamente no seio da União Europeia para adotar uma posição comum para encontrar uma solução política à crise líbia.
Ela declarou que a Alemanha absteve-se de votar na sessão do Conselho de Segurança das Nações Unidas como forma de partilhar a responsabilidade pela situação atual na Líbia, revelando que vai contribuir para que países como França e Itália adotem uma posição comum.
A chanceler alemã sublinhou também a importância da contribuição da União Africana para os esforços, visando pôr termo à crise na Líbia.
Durante a sua presidência rotativa do Conselho de Segurança, a Alemanha tomou a iniciativa de apresentar um projeto de resolução para pôr termo aos confrontos em Trípoli, mas as divisões entre os países-membros impediram a adoção da resolução sobre a Líbia.
Confrontos violentos opõem, nos arredores sul e sudeste de Trípoli as forças do Governo de União Nacional às do autoproclamado Exército Nacional Líbio (LNA, sigla em inglês), baseado no leste do país, há cinco semanas, fazendo 432 mortos, dois mil e 69 feridos e mais de 50 mil deslocados.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/IZ 08maio2019