Chanceler alemã esperada no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua, de 1 a 2 de maio de 2019, uma visita de amizade e trabalho ao Burkina Faso, onde deve avistar-se com o chefe de Estado burkinabe, Roch Marc Christian Kaboré.
Segundo a Presidência burkinabe, Angela Merkel vai igualmente participar numa cimeira extraordinária do G5 Sahel, em Ouagadougou.
Trata-se da primeira visita de um chanceler (chefe de governo) alemão ao Burkina Faso, e enquadra-se no reforço da cooperação entre Ouagadougou e Berlim, refere a Presidência num comunicado distribuído terça-feira, na capital burkinabe.
Esta cooperação data do início das independências africanas (1961), e está hoje centrada na agricultura e gestão dos recursos naturais, na hidráulica urbana e rural, na descentralização desenvolvimento local e no género como domínio de intervenção prioritária, segundo a mesma fonte.
Durante a cimeira extraordinária do G5 Sahel, a chanceler alemã manterá uma sessão de trabalho com os cinco chefes de Estado-membros da organização sobre a questão da luta contra o terrorismo e a operacionalização da força conjunta.
As discussões vão abordar igualmente o desenvolvimento nos países do G5 e na ambição de fazer do Sahel um espaço integrado de desenvolvimento e de segurança.
O Presidente Kaboré garante, desde 5 de fevereiro último, a presidência em exercício do G5 Sahel. Já foi recebido, em Berlim, por duas vezes pela chanceler alemã, em março de 2017 e em fevereiro de 2019.
-0- PANA TNDD/BEH/SOC/MAR/IZ 24abril2019