Agência Panafricana de Notícias

Chanceler alemã Angela Merkel visita Argélia

Argel, Argélia (PANA) - A chanceler alemã, Angela Merkel, inicia esta segunda-feira uma visita oficial de dois dias à Argélia, a convite do Presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, anunciou domingo a Presidência argelina.

As discussões entre o Presidente Bouteflika e Merkel permitirão "dar um impulso suplementar à cooperação, à parceria e às trocas entre a Argélia e a Alemanha", sublinha a mesma fonte.

Num comunicado, a Presidência argelina precisa que as duas partes vão aproveitar também a ocasião para "proceder a uma troca de pontos de vista, nomeadamente sobre as relações entre a Argélia e a União Europeia, bem como a situação no Magrebe, no Sahel e no Médio Oriente".

Refere ainda que a visita da canceler alemã, a segunda à Argélia depois da de 2008, será marcada pela organização, na sexta sessão da Comissão Mista de cooperação entre a Argélia e a Alamenha, do fórum dos negócios entre as empresas dos dois países.

A estada de Merkel acontece depois da visita, em janeiro de 2016, do primeiro-ministro argelino, Abdelmalek Sellal, à Alemanha durante a qual os dois países determinaram 30 projetos de parceria a curto e médio prazos.

Além da Comissão Mista entre os dois países, uma reunião será organizada, terça-feira, entre os atores económicos com a participação de 70 empresários alemães e cerca de 100 argelinos para determinar possíveis projetos de parceria entre as empresas dos dois países.

As empresas alemães estão interessadas por oportunidades industriais que afetam a diversificação da economia argelina como a indústria mecânica, as energias renováveis, a indústria química e farmacêutica.

Cerca de 200 empresas alemãs evoluem na Argélia nos diferentes setores da vida económica.

-0- PANA AD/IN/TBM/MAR/IZ 20fev2017