Chanceler alemã Angela Merkel esperada em Bamako
Bamako, Mali (PANA) – A chanceler alemã, Angela Merkel, é aguardada quarta-feira, em Bamako, no quadro de uma digressão por três países do Sahel, até 3 de maio, soube a PANA de fonte oficial, na capital maliana.
Depois do Mali, como primeira etapa deste périplo saheliano, a chanceler alemã seguirá para o Níger e e depois para o Burkina Faso, segundo a mesma fonte.
Ela vai reunir-se com os Presidentes dos três países, bem como com tropas alemãs baseadas na cidade de Gao, no norte Mali, no quadro da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA).
No Mali, vai tratar da cooperação bilateral que abrange vários setores, nomeadamente o reforço da democracia, a descentralização, a agricultura e a segurança.
A Alemanha fornece milhares de capacetes azuis à MINUSMA e à Missão da União Europeia de Formação do Exército Maliano (EUTM) e da Polícia maliana (EUCAP Sahel).
Apoia igualmente a operacionalização da Força Conjunta do G5 Sahel para esta beneficiar de um mandato onusino e evitar problemas financeiros e de equipamentos.
O G5 Sahel agrupa o Burkina Faso, o Mali, a Mauritânia, o Níger e o Tchad. O seu objetivo é levar a cabo uma cruzada contra o terrorismo na zona sahelo-sariana e promover o desenvolvimento desta parte pobre do continente africano.
A chanceler alemã efetuou, em outubro de 2016, uma visita ao Mali enquadrada no reforço da cooperação bilateral. A Alemanha foi o primeiro país ocidental a reconhecer a Independência do Mali adquirida a 22 de setembro de 1960.
-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 30abril2019