Agência Panafricana de Notícias

Certas personalidades proibidas de participar em eleições legislativas no Egito

O Cairo, Egíto (PANA) -O Conselho Supremo das Forças Armadas no Egíto (SCAF), no poder, publicou esta segunda-feira um decreto no qual proibe todos quantos contribuíram para a deterioração da vida política no país de participar nas proximas eleições legislativas.

O decreto do SCAF lido na Televisão de Estado, significa que muitos, senão a maioria, e talvez todos os antigos membros du Partido Nacional Democrática (NDP) do ex-Presidente Hosni Mubarak (derrubado em janeiro último) estão excluídos das eleições legislativas da 28 novembro corrente.

O diploma foi publicado apesar duma decisão do Tribunal Supremo Administrativo, de há mais de uma semana, de permitir aos responsáveis do partido dissolvido de Mubarak de participar neste escrutínio.

O tribunal considera que privar alguém dos seus direitos políticos é uma violação dos seus direitos protegidos e garantidos pela Constitução egípcia.

O decreto do Conselho Militar no Egíto parece ser uma tentativa de apazigar as manifestações descontentes contra o atual regime confrontado com tremendas e violentas manifestações nestes últimos dias após a revolução de janeiro último que derrubou o regime de Hosni Mubarak após 30 anos de poder sem partilha.

O balanço das vítimas das novas manifestações no Largo Tahrir, donde partiu esta revolução, e noutras cidades do país é de 23 mortos e mais de mil 700 feridos, de acordo com o Ninistério egípcio da Saúde.

-0- PANA MI/VAO/NFB/DIM/DD 21novembro2011