Agência Panafricana de Notícias

Cerimónias fúnebres de ex-Presidente cabo-verdiano marcadas para segunda-feira

Praia, Cabo Verde (PANA) - As cerimónias fúnebres do primeiro Presidente de Cabo Verde, Aristides Pereira, falecido quinta-feira em Portugal, terão lugar na próxima segunda-feira, num acto a decorrer no Palácio da Assembleia Nacional na cidade da Praia, apurou a PANA na capital cabo-verdiana

O ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo, informou que, a pedido de Aristides Pereira, e mediante o consentimento da sua família, o corpo será sepultado a 27 do corrente, na ilha da Boavista, a sua terra natal, com honras de Estado.

O porta-voz do Conselho de Ministros, que se se reuniu no mesmo dia em sessão extraordinária para tratar das cerimónias fúnebres do primeiro Presidente da República de Cabo Verde, adiantou que os preparativos decorrem em articulação com todos os órgãos da soberania nacional.

Rui Semedo indicou que o ministro cabo-verdiano das Relações Exteriores, Jorge Borges, vai deslocar-se a Lisboa (Portugal) para acompanhar o corpo de Aristides Pereira que será transladado para a cidade da Praia.

Para o governante, o facto de a morte de Aristides Pereira ocorrer numa altura em que os Presidentes da República, Jorge Carlos Fonseca, e da Assembleia Nacional, Basílio Ramos, bem como o primeiro-ministro, José Maria Neves, estão ausentes do país, não interfere com os preparativos das exéquias, uma vez que, disse, todos os titulares dessas pastas estão devida e legalmente substituídos.

O Governo cabo-verdiano decretou um luto nacional de cinco dias, a partir de quinta-feira, para prestar a “merecida homenagem” a Aristides Maria Pereira.

Rui Semedo avançou que, após a sua chegada, o corpo deverá seguir para a casa da sua família, na cidade da Praia e, a partir de segunda-feira, deverá ficar em câmara ardente na Assembleia Nacional, antes de partir para a Boa Vista na terça-feira onde decorrerá a cerimónia fúnebre na localidade de Fundo das Figueiras.

O primeiro Presidente da República de Cabo Verde faleceu quinta-feira, aos 87 anos de idade, nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), em Portugal, onde estava internado desde o início de agosto último, e onde foi operado na sequência de uma fratura no colo de fémur, agravada pela diabete.

-0- PANA CS/DD 23set2011