Agência Panafricana de Notícias

Cerca de vinte ex-deputados nigerinos processados em Niamey

Niamey- Níger (PANA) -- Cerca de vinte ex-deputados nigerinos acusados de desvio de fundos públicos e desfrutar indevidamente de subsídios parlamentares foram ouvidos segunda-feira por um juíz do Tribunal de Grande Instância de Niamey, soube a PANA de fonte judicial.
Os acusados foram interpelados entre quinta e sexta-feiras passadas e detidos nas instalações da Escola de Polícia de Niamey, indicou a mesma fonte.
Segundo a fonte, a onda de interpelações segue-se a uma auditoria que revelou irregularidades de mais de 10 bilhões de francos CFA (mais de 20 milhóes de dólares americanos) na gestão da Assembleia Nacional durante o período 1999-2009.
De acordo com um colectivo de advogados constituído pela defesa dos réus, o processo empreendido contra os seus clientes é irregular pois, defendem, não considera a presumpção de inocência.
Domingo último, a Coordenação das Forças para a Defesa da Democracia e República (CFDR), uma coligação que integra partidos políticos da oposição, diversas organizações da sociedade civil e as sete centrais sindicais do país, denunciou "uma caça às bruxas" e casos de malversações no círculo imediato do Presidente nigerino, Mamadou Tandja.